quarta-feira, 7 de outubro de 2009

"No amor não há medo antes o perfeito amor lança fora o medo; porque o medo envolve castigo; e quem tem medo não está aperfeiçoado no amor. 1Jo,4:18"


MOISÉS O GRANDE LÍDER



Moisés foi realmente um exemplo de líder, foi um libertador, dirigente, mediador, legislador, profeta, foi sobretudo um grande homem de Deus que recebia a comunicação de Deus para o povo e sobre ele pesa toda a carga das peregrinações, como também é quem recebia o golpe da crítica do povo, e se encontra entre os grandes heróis da fé enumerados em 11 de Hebreus.
Ao analisarmos sua história podemos tirar grandes lições que podem ser aplicadas à liderança da igreja “moderna” , como as qualidades essenciais que um bom líder devem ter, tais como a capacidade, o temor a Deus, a verdade, e não avareza.
Moisés ao ter ouvido seu sogro, mostra que Deus age de muitas maneiras e uma destas maneiras e atraves da vida daqueles que estao ao nosso redor.
Sem sombra de dúvida , a vida do patriarca Moisés é um exemplo.
Ainda uma coisa , me chama a atenção ;
A biblia diz , que nos tempos em que moisés liderou o povo hebreu , ele era o homem mais manso que existia ...
Como mais de seiscentas mil pessoas poderiam obedecer as ordens de um homem manso como Moisés ? Com certeza a autoridade de Moisés foi dada por Deus. Ele foi o escolhido para livrar os israelitas da escravidão. Mas asntes disso, Moisés teve de ser "preparado", ficou no deserto e teve que encontrar verdadeiramente com Deus...
Se conhecermos o que é a liderança ou como são formados os líderes. existem lideres natos e lideres nomeados ou outorgados. temos como exemplos de líderes natos aqueles que suas idéias permanecem, Ex:Jesus. este possue uma liderança positiva; temos líderes negativos, verdadeiros tiranos, mas a diferença entre estes dois tipos, são as suas idéias, se elas permanecem ou morrem.
Móises foi um grande lider escolhido pelo Senhor que revelou-se à Moisés face a face como quem fala a um amigo. o Senhor sabe escolher os seus líderes.

Moisés só foi um grande exemplo de líder através da ajuda e da preparação de Deus, é claro!! Moisés tinha suas qualidades naturais como homem, mas é bom lembrar que Deus era com ele e que quando o povo pecou ele nao quis continuar se Deus naõ fosse com o povo pois sabia que ele não tinha capacidade de conduzir um povo a terra prometida sem a ajuda de Deus.
A questão não é quais as qualidades que haviam na vida de Moisés para nos tornár-mos grandes líderes e sim se eu estou caminhando com Deus.
Quando caminhamos com Deus ele nos ajuda a sermos grandes líderes através do seu Espírito Santo. Quando caminhamos com Deus, honestidade, humildade, temor, santidade e outros preparativos vem naturalmente no seu caminhar com Ele.


Nenhum comentário:

Postar um comentário